Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

A adrenalina do Canyoning no Tororó a apenas 40 km do centro de Brasília

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Mariana Brasil: A gente vai curtir um lugar muito bonito. A gente vai conhecer agora o Tororó. O Tororó é um dos lugares mais conhecidos dentre os praticantes do rapel. Aqui a gente está a mais ou menos 40km de Brasília no caminho de Unaí. Além do Tororó, tem algum outro lugar onde os rapeleiros praticam o esporte?

Guilherme Barcellos: Bom, existem vários locais aqui no entorno de Brasília. A gente está no Planalto. É um relevo que propicia bastante com abismos e cachoeiras. São locais ideiais pra prática desse tipo de atividades.

Mariana: Aqui a gente vai fazer o quê?

Guilherme: Bom, aqui nós vamos fazer o cascade. É uma modalidade que surgiu do canyoning, onde o praticante utiliza apenas a cachoeira pra se divertir.

O rapel começou a fazer sucesso como atividade de lazer aqui em Brasília na década de 80. Alguns alunos do curso de geologia da UnB se valeram dessas técnicas pra se divertir. Daí então nós tivemos acesso a cursos e a equipamentos, o que viabilizou pessoas adentrarem esse universo e se equiparem pra praticar com toda a segurança.

Mariana: É necessário o quê pra praticar o rapel?

Guilherme: Bom, é necessário principalmente conhecimento técnico, saber lidar com os equipamentos e adotar todas as formas de segurança necessárias pra cada tipo de local. A Be Hard é uma empresa que foi criada por praticantes de rapel, escalada. E lá nós ministramos cursos onde as pessoas aprendem o necessário para se iniciar nesse universo. Também fornecemos todo tipo de equipamento necessário para dar apoio pra esse tipo de prática.

Dezembro de 2002