Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

A arquitetura e sua importância para um planejamento urbano sustentável

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Francisco Lauand: A gente tem dois objetivos aí: primeiro mostrar pra população a produção contemporânea, feita nos últimos 4 anos. O outro é dentro do tema que a gente escolheu pra debate que é “espaço público e qualidade de vida”. É a gente dentro do viés da Arquitetura e Urbanismo dar alguma contribuição para os problemas urbanos, pra vida do homem urbano. A arquitetura está presente no dia-a-dia da gente em todos os momentos, quando se faz uma casa ou um edifício numa escala maior, isso tem uma influência na vida das pessoas direta diária e isso a gente quer que as pessoas sintam. Elas vêm à exposição e saem daqui com isso na cabeça.

Na exposição de arquitetura existem textos explicativos. Então é uma obra com uma explicação em que o arquiteto vai justificar aquele partido adotado e aquele resultado estético-funcional. Eu acho que fica bom pro público porque eles vão poder discutir dizendo “eu concordo” ou “eu não concordo”. A casa não é só a casa onde eu moro, quer dizer, quando eu falo “a minha casa”, é o local onde eu vivo, é o parque que tá do lado, é o teatro que está mais em frente, a paisagem que vejo da janela. Então quando alguém faz uma edificação próxima à minha casa, ele está interferindo.

O que tem hoje nas grandes cidades, só como exemplo, infelizmente a supervalorização do que é privado. Tá faltando uma tradição de planejamento urbano, de visão do poder público, de planejar o crescimento de uma cidade, da mudança de uso, de ampliação da cidade… enfim, planejamento urbano. A gente tá querendo que se planeje mais, se discuta mais as cidades, então a gente vai discutir isso. Não é querer bancar o chato, mas dizer “olha, a gente tem que crescer, precisa de residência”. Pra onde vamos crescer? Vamos crescer com inteligência, de uma forma que todos ganhem.

Eu então aproveito a oportunidade para convidar o público. A exposição fica até o dia 26 de outubro, o MAB fica aberto de terça a domingo, enfim, vocês estão convidados a vir aqui. E convido os arquitetos da cidade. Acho que seria muito interessante todos participarem de forma maciça semana que vem, de 17 a 19, que é o seminário onde nós vamos discutir a temática central, que é espaço público e qualidade de vida. Alguém que não seja arquiteto e também tenha interesse pode participar, é aberto ao público, seria muito interessante que tivéssemos pessoas que não fossem da nossa área pra poder entender, para poder discutir. A gente quer mais entendimento do que é ser arquiteto para a sociedade.

Outubro de 2001