Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

A arteterapia para expressar nossas emoções internas parte 1

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Eduardo Chauvet: Nós estamos aqui com a doutora Sônia Tommasi. Ela é arteterapeuta, musicoterapeuta e psicóloga analítica. Como é e o que é a arte-terapia?

Sônia Tommasi: A arte tem várias funções. A função social, a função do lazer, a função educacional e terapêutica. É fazer terapia com técnicas artísticas. Nós podemos utilizar a expressão plástica de pintura com desenhos usando giz de cera, que é uma coisa simples. Tinta, que pode ser a guache ou tinta plástica. Escultura, em argila.

Temos expressão corporal, trabalhar com o corpo, com a dança, com a música. Temos isso dentro de nós. O indivíduo já nasce com isso. Uma criança pequena com 2 anos, 1 ano, que pega um lápis, ela já desenha. Conforme nós vamos crescendo, nós vamos socializando e perdendo a espontaneidade da expressão. Na arte-terapia nós vamos buscar isso de volta. A essência. Vamos buscar de volta. Você fala pra mim: “eu não sei pintar”. Você sabe pintar. Você não sabe pintar um quadro que vai para um museu, mas um quadro que vai para o museu é um artista. E na arte-terapia você não vai se transformar em artista. Você vai expressar suas emoções. Um estímulo pra trazer as suas emoções internas.

As pessoas pensam que fazer terapia é quando você está com problemas. Eu preciso de problemas, então eu não tenho problema nenhum, eu não vou ao arte-terapeuta, não vou ao psicólogo, não vou ao psicanalista. Não é realidade isso. A arteterapia e a psicologia vêm pra desenvolver o autoconhecimento. E esse conhecimento é um conhecimento de potencial criativo. Quanto mais você se auto conhece enquanto pessoa, ser humano, você melhora a sua qualidade de vida e os seus relacionamentos.

Agosto de 2010