Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

A Biblioteca Nacional de Brasília

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

A Biblioteca tem o segundo e o terceiro andar com salões de estudo e leitura, cabines de estudo em grupo, cabines de estudo em dupla. A Biblioteca tem wifi nela toda. Temos também mais 51 computadores com internet, onde acessa internet, tudo gratuito, basta a pessoa vir e se cadastrar na Biblioteca. Está de portas abertas para servir a população de Brasília.

Eduardo Chauvet: A Biblioteca Nacional é de graça, obviamente, um espaço público…

Sim, de graça, espaço público. Ela é nossa. Temos empréstimos de alguns livros, fora uma série de eventos que acontece aqui na Biblioteca. Exposições, palestras e um espaço infantil para crianças de 4 a 11 anos, onde as escolas agendam um dia e horário e tem toda uma programação voltada para essa criançada. Tem um site da Biblioteca. É um site dividido por segmentos. Temos o segmento infantil, o segmento jovem, pesquisador e bibliotecário também.
O corredor digital é uma montagem onde de um lado temos bibliotecas de língua portuguesa do mundo e do outro lado a história da nossa Biblioteca Nacional de Brasília, além dos serviços que são oferecidos e os locais desses serviços dentro da biblioteca.

O Centro de Criação Digital é uma parceria com uma grande empresa de software que trabalha com edição de imagens onde nós promovemos uma série de cursos de linguagem documentária, ensinando os jovens a trabalhar com edição de vídeos, edição de imagens, publicação desses vídeos na internet. Centenas de jovens já foram formados em turmas desse projeto nosso.

Eduardo: Quem está em casa assistindo a gente e não tem um espaço para estudar, a notícia é boa. A Biblioteca Nacional fica no centro da cidade, ao lado da rodoviária. Qualquer um, de qualquer lugar do Distrito Federal vem até aqui, chega cedo, sai tarde, estuda o dia inteiro. Não tem porque não apreciar e aproveitar o espaço, né?

Exatamente. Nós temos uma demanda muito grande. Registramos ano passado 1512 cadastros por mês. Hoje nós somos mais de 45 mil usuários cadastrados. A Biblioteca em vários momentos do ano chega a lotar completamente os seus espaços. De portas abertas, abrimos todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 9h da manhã. Durante a semana nós fechamos às 20h45, nos fins de semana nós fechamos às 17h45.

Abril de 2011