Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

A Fazenda Água Limpa no DF e seus trabalhos de ensino, pesquisa e preservação ambiental

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Róbson Cunha: A Fazenda Água Limpa está localizada na quadra 17 do Park Way, mais ou menos atrás do aeroporto. O tamanho dessa fazenda é em torno de 5400 hectares e está localizada dentro da APA Cabeça de Veado, que compreende Fazenda Água Limpa, IBGE e Jardim Botânico. Aqui, são desenvolvidos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. 99% das atividades dentro da fazenda são da área biológica. Nós temos a área de primatologia…

Raimundo Oliveira: Recebemos animais do Zoológico de Brasília, nós temos esse viveiro especial para recebê-los, e eles ficam em observação entre 35 e 40 dias. Passam por exames e posteriormente vão para os viveiros onde eles ficarão definitivamente junto com outros animais.

Róbson Cunha: Tem a parte de ovinos…

Maurício Quesada: O Centro de Manejo de Ovicultura da UnB se desenvolveu durante 20 anos na criação, na pesquisa conduzida pelos professores, os alunos têm oportunidade de vir conhecer e lidar com os animais em pesagens, em vermifugação, em todos os tratos e manejos, conhecer a parte da base de alimentação e a parte de pesquisa. Elas são direcionadas a pesquisas genéticas, comparações entre a raça Santa Inês e Bergamácia, que é o que a gente dispõe; e a extensão caracterizando diretamente a resposta dos trabalhos de pesquisa voltados para os criadores da região.

Róbson Cunha: Aqui nós estamos na parte de cultivo protegido e aqui atrás tem a parte de horticultura, além de parte de jardins, a parte de engenharia florestal com a produção de mudas nativas do Cerrado e outras. 25% dessa água do Paranoá depende da Fazenda Água Limpa e por isso a gente faz um apelo para que as pessoas realmente preservem os seus mananciais de água como aqui preservamos a Fazenda Água Limpa.

Setembro de 2001