Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

A Regata do ‘Dia do Marinheiro’ promovida pelo Clube Naval de Brasília

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Comandante Gutierrez: Para se falar do Dia do Marinheiro é necessário que nós falemos do almirante Joaquim Marques Lisboa, Almirante Tarandaré.

O Almirante Tarandaré nasceu no Rio Grande do Sul e ingressou na Marinha como voluntário na Academia Imperial. Nessa época, ele participou de todas as lutas da Independência, de todas as lutas internas e o que é mais importante: ele dedicou toda a sua vida com extremo amor e dedicação ao Brasil e à Marinha. Por causa disso, a Marinha em sua homenagem o elevou às honras de Patrono da Marinha e, no dia 13 de dezembro, dia do seu aniversário, comemoramos o Dia do Marinheiro.

Uma das importantes lutas que ele participou logo no início da sua vida foi o célebre combate contra a esquadra portuguesa. Em seguida, ele participou de todas as lutas internas que levaram à consolidação da Independência. Foram várias campanhas realizadas em vários pontos do Brasil. Participou também da Guerra do Paraguai.

A Marinha comemora de várias maneiras. Durante esse período, em torno do dia 13, nós temos aqui no Clube Naval, que é uma área de lazer, a Regata do Dia do Marinheiro. Ela acontece no Brasil todo em todos os distritos navais, desde o nosso até o Rio Grande, em todas as áreas de Marinha isso é comemorado.

O que é mais importante hoje, além da comemoração desse grande marinheiro, é a possibilidade de estarmos aqui confraternizando com militares e civis de todos os tipos vindos de vários clubes de Brasília e tendo sido agraciados com este dia maravilhoso, com esse sol, esse vento que sem ele não teríamos essa regata. E o resto, é comemorar com muita alegria.

Dezembro de 2001