Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

As belas cachoeiras e exuberância da região de Mambaí na Serra Geral em Goiás parte 3

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Há pouco mais de 300km de Brasília se encontra um verdadeiro paraíso inexplorado cujo turismo começou a despontar apenas nos últimos anos. Mambaí é uma pequena cidade na divisa entre Goiás, Bahia e Minas Gerais. Tem quase 7 mil habitantes. Localizada na Serra Geral, seu nome veio da junção das palavras mangaba e Bahia. A principal atividade dos primeiros moradores da cidade foi a extração do látex da mangabeira. Mambaí é repleta de cachoeiras e cavernas incríveis. Ficamos hospedados no Hotel Cerrado, que é muito simples, e ainda assim, o melhor que a cidade tem pra oferecer.

No primeiro dia de viagem fizemos um passeio leve. Visitamos a Caverna do Penhasco. A trilha é curta e em menos de 10 minutos já é possível se encantar com a entrada de uma enorme caverna de 2km de extensão. Vencemos algumas dificuldades como a água fria do Rio Vermelho e as rochas escorregadias. Fomos surpreendidos com um belo salão que vai se estreitando ao longo da caminhada até que só é possível atravessar mergulhando. Após algum tempo de meditação e contemplação no local voltamos pela trilha e aproveitamos para curtir o visual do penhasco que dá origem ao nome da caverna. Os mais aventureiros puderam fazer uma tirolesa.

No segundo dia partimos para a Cachoeira do Funil. Depois de quase 1km de caminhada por uma trilha fácil e com lindas formações de calcário, o acesso mais interessante para a cachoeira se dá por dentro de uma caverna que desemboca no poço formado pela queda d’água. No período da tarde visitamos a caverna Raio de Sol cujo acesso mais fácil exige um rapel de aproximadamente 25 metros em sua clarabóia, após 2km de caminhada leve. Depois da descida, o visual incrível de um salão que nos aguardava. No terceiro dia, o maior desafio da viagem: uma caminhada de 4km em mata fechada entre rios, montanhas e penhascos. Após algumas horas de atividade física intensa, os poços azuis formados pelas quedas de 3 lindas cachoeiras. Daqui a 1 minuto, o desfecho dessa história. Fique com a gente.

Dezembro de 2010