Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

As Filhas do Vento, um filme de Joel Zito parte 1. Uma história de ruptura familiar

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“As filhas do vento” é uma história de duas irmãs no interior de Minas que, nos anos 60, eram super amigas, super companheiras, e eram criadas pelo pai, sem a mãe. A mãe teve uma separação do pai e o pai culpava muito a mãe pela separação e tinha dificuldade com uma dessas irmãs, que é o personagem da Thais Araújo, que é uma pessoa sonhadora e de natureza muito parecida com a mãe.

Então o pai vive em conflito com essa filha tão parecida com a esposa e acaba que, por um equívoco, esse pai praticamente expulsa essa filha de casa. E a outra tem culpa nessa expulsão.

Então o filme é uma história de ruptura familiar, de ruptura entre irmãs. E elas só se reencontram 40 anos depois, no velório do pai. Então nesse momento do reencontro elas já são mães, já são avós. E de certa forma essa ruptura provoca conflitos em toda uma geração que vem a seguir. E esse momento do reencontro é um momento que no fundo elas desejavam mas tinham muita dificuldade.

E tem uma presença absolutamente magnética desses atores negros encantados com os personagens que criamos para eles. Então essa é uma particularidade do filme que a é paixão deles com essa oportunidade de fazer gente comum, e não fazer o estereótipo do negro. Então acho que tem esse plus no filme.”

Novembro de 2005