Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

As redes sociais como nuvem de informação na internet

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Eduardo Chauvet: Nós vamos conversar agora com o consultor em estratégia digital Bruno Rufino para falar sobre as redes sociais que cada vez mais, a cada dia se tornam mais fortes e mais influentes. E as empresas tem percebido isso muito nitidamente, né Bruno? Já te procuram buscando uma rede social que possa atender a sua demanda, a sua clientela?

Bruno: É muito comum hoje empresas ou agências procurando, sempre a mesma demanda: nós queremos uma ação de rede social, a gente quer estar na rede social, a gente quer criar uma rede social. Existe um lugar na internet no qual eu ainda não estou e eu quero ir pra lá e fazer uma ação. Sei que tem Orkut, que tem Facebook, quem tem o Twitter, que tem o Google, que tem um monte de coisa mas eu não sei como me posicionar ali. Eu quero comprar um espaço, eu quero ir pra lá. A gente poderia entender hoje a rede social como uma espécie de nuvem de informação distribuída pela internet que não tem um formato específico. Então o que é importante que seja entendido nesse sentido é que pra boa parte das empresas não se faz muito sentido se falar em criar uma rede social. Boa parte das vezes é identificar uma rede social, passar a fazer parte dessa rede social, entender o que está sendo dito e demandado nessa rede e só daí que isso passa a fazer parte devagar desse conteúdo.

O trabalho de redes sociais na grande maioria das vezes, se for feito da melhor maneira possível, começa com pesquisa e identificação. Esse é um trabalho que é muito comum no Orkut, no Twitter ou no próprio Facebook, que começou a crescer um pouco mais, por exemplo. Porque a gente vê cada vez mais são empresas que contratam esse tipo de serviço passando a exigir essa especialidade dentro desses trabalhos dela e dentro dessa especialidade você vê o mercado começando a criar cargos de profissionais específicos pra essa atividade.

Gerente de redes sociais. O que é isso? É um cara que é treinado e conhece as técnicas ideais para se implementar essas iniciativas, que assim como qualquer técnica publicitária envolve uma série de ferramentas, de fornecedores diferentes, de táticas diferentes. Então você tem tática de pesquisa específica pra isso, você tem ferramentas que monitoram uma citação de palavras e a ocorrência de assuntos ao longo do tempo para determinar isso, por exemplo. Você tem formatos publicitários específicos pra esse formato. Então o que a gente vem ao longo dos últimos anos conversando com as empresas é que sim, esse é um trabalho importante de ser feito. Esse é um trabalho que deve sempre andar de mãos dadas com o site que está sendo construído, com a campanha online que está sendo implementada. Porque dentro da internet, a internet não divide esses universos. Mas o que a gente sempre lembra é que é sempre bom não ir com tanta sede ao pote. Porque existe uma técnica, existe uma maneira de se fazer, e isso precisa ser feito com uma certa inteligência e planejamento ao longo do tempo. Essa é a recomendação que a gente sempre gosta de repetir para as pessoas.

Maio de 2010.