Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Belchior, um mito da música brasileira

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“O show de hoje, são 3 nordestinos que estão participando. Tem o meu trabalho, sou cearense, tem o trabalho do Zé Ramalho, que é da Paraíba e o trabalho de Geraldinho, que é de Pernambuco.

Antes do show a gente veio conversar com Belchior, que está lançando um CD duplo “Autorretrato”, que é uma antologia, uma retrospectiva de 25 anos de carreira. E tudo começou em um festival universitário onde ele ganhou prêmios. Não foi isso mesmo?

É, na verdade eu comecei no festival universitário de música popular brasileira, um festival de onde saíram também Gonzaguinha, Roberto Lande. Um festival importante que me deu primeiro lugar e que mostrou pela primeira vez que no Ceará estava se fazendo uma música competente, que dava continuidade a tradição, mas que se incorporava a corrente renovadora da música popular.

Esse projeto MPB Brasil 500 anos acaba dando uma oportunidade interessante de reunir velhos amigos e velhos parceiros da música?

Antes de tudo é muito importante um empreendimento como esse porque mostra a vitalidade, o vigor, a importância da música popular brasileira, confirmando uma vez mais o prestígio, a importância, o vigor, a beleza, a sensibilidade da música que fazemos e que está definitivamente incorporada na música popular brasileira vinda do Nordeste.”

Novembro de 1999