Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Benefícios do pilates para consciência corporal

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Júlia Lessinger: O pilates é uma atividade física que tem a postura, a consciência do corpo como unidade. Que você esteja bem posicionado, que esteja cuidando dos seus ombros, seu abdômen, posicionamento correto dos seus pés, na forma de caminhar, na forma de se posicionar, sentar. A questão é a qualidade do movimento sendo feito de uma forma bem concentrada em associação com a respiração correta de uma forma que o movimento vai fluir cada vez melhor. Então, além de você ficar forte, você fica flexível também e está consertando a sua postura.

Para as gestantes, o pilates é muito interessante para aquelas que já estavam praticando antes de engravidarem. Para trabalho pós parto, é um excelente exercício para voltar todo o abdômen pro lugar. Quando o alemão Joseph Humbertus Pilates criou o método – isso foi mais ou menos na década de 20 – ele era uma pessoa raquítica, franzina, tinha problemas de saúde, principalmente de asma. E ele começou a estudar o método primeiro para se fortalecer, pra ser uma pessoa mais forte. E com isso ele foi desenvolvendo esse método muito próprio dele. Na verdade foi quando ele ficou exilado com presos mutilados e com comprometimento da Segunda Guerra Mundial foi que ele começou a desenvolver o método que ele é hoje nas camas dos hospitais, com cadeiras, com molas, com coisas bem rústicas. Aí ele foi criando esses equipamentos a partir desse experimento dele.

Tem o reformer, o trapézio, o barril, a cadeira. São equipamentos originais, que ele idealizou, ele criou na década de 20. Pilates já falava que em 10 sessões vocês se sentirão melhores, em 20 sessões vocês parecerão melhores e em 30 sessões vocês terão um corpo novo. Você não precisa estar seguindo o ritmo de outra pessoa, estar alcançando o que os outros estão alcançando. Você se preocupa com o seu ritmo, você respeita os seus limites e tem o seu objetivo atingido. Sem estar numa coisa que é o mesmo ritmo, aula, todos fazendo o mesmo movimento.

O estúdio Via Corpo abriu as portas em abril de 2003 e desde então a gente vem oferecendo atividades de aulas de pilates em grupo e aulas individuais. As aulas em grupo são pequenos grupos de 3 a 4 pessoas, tem 2 instrutoras de pilates trabalhando e as aulas individuais são aulas personalizadas mesmo. A gente oferece essas aulas desde às 7h da manhã até às 9h da noite. E tem esse acompanhamento personalizado. A gente conhece o trabalho que cada pessoa está desenvolvendo, as limitações, os problemas. A gente tenta acompanhar e fazer uma progressão nesse trabalho.

Agosto de 2005