Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Bumba Meu Boi de Seu Teodoro e a maior festa popular do Maranhão

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Eu sou Teodoro Freire, tenho 83 anos de idade, sou flamenguista, graças a Deus, sou do Maranhão e ajudei a criar esse centro de cultura aqui em 1963. O boi é feito em homenagem a um santo que é da fogueira. São três santos que gostam do fogo. Santo Antônio, dia 13 de junho, São João, dia 24, e São Pedro no dia 29.

É uma dança. Se reúne o grupo e tem o amo. O amo apita e canta. Quando ele acaba de cantar o pessoal bate no pandeiro, bate a matraca, bate o maracá e canta. Aí forma aquela tonalidade de música e aquelas toadas formam só uma tonalidade. E o boi é ornado. Tem uma pessoa que entra debaixo dele para dançar, para fazer aquela coreografia.

É a maior festa popular no estado do Maranhão. Eu não aprendi nem a dançar samba por causa do bumba meu boi. O que é do povo não acaba nunca.

A mocidade brasileira hoje, eles estão contra a guerra americana. Eles estão fazendo até passeata contra os americanos. Mas pode ir na casa deles que tem uma porção de discos de rock, de música americana. Eles têm roupa como americano. Tudo deles é americanizado. A mocidade brasileira não tem amor à pátria. Talvez quando eles quiserem ter amor à pátria seja tarde demais. Mas a nossa cultura nunca vai acabar.”

Abril de 2003