Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Chapada Imperial, a maior reserva natural particular do DF com trilhas, cachoeiras e rapel

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Mariana Brasil: Bem vindos à Chapada Imperial. 50km de Brasília, pertinho de Brazlândia, pra quem gosta de verdade de natureza. Chegando aqui é só procurar pelo Marcelo Imperial.

Marcelo: É a maior reserva particular do DF com aproximadamente 5 mil hectares. Seria mais ou menos a Asa Sul e a Asa Norte juntas. Nós temos aqui 33 cachoeiras que o pessoal pode desfrutar, tomar banho na maioria delas. Aqui, nós trabalhamos com escolas, trabalhamos com pessoal ecoturista, com pesquisas, fazemos trilhas, recebemos o pessoal de turismo aventura, pessoal que gosta de fazer rapel também.

Mariana: Então, vamos conhecer?

Marcelo: Aqui, nós estamos no começo da sequência das cachoeiras. Essa cachoeira daqui é a Cachoeira da Espuma. Logo em seguida tem a Cachoeira dos Namorados e mais um pouquinho a Candanguinha.

Mariana: Como é que vocês estimulam esse tipo de conservação e preservação pros visitantes?

Marcelo: Na entrada da fazenda, na hora que o pessoal chega no nosso centro de visitantes, eles tem um breve resumo do que é a Chapada Imperial, da importância da conservação, da importância de manter o nosso meio limpo.

Mariana: Chegamos na Cachoeira Rainha. 20 metros de altura. A maior aqui da Chapada Imperial. Encontramos com o pessoal da Be Hard que veio aqui fazer um rapel pra gente. Só que é perigoso?

Guilherme Barcelos, instrutor: É, você praticar sem conhecimento, sem saber o que tá fazendo é perigoso. Tem que ter um conhecimento técnico pra praticar com toda a segurança. Aqui, só faz rapel pessoas acompanhadas de monitores credenciados pela Chapada Imperial pra questão de segurança, né? Para não haver nenhum problema relacionado a essa prática aqui.

Mariana: E que tipo de acompanhamento vocês fazem pra quem quer aprender? Vocês tem cursos?

Guilherme: Nós temos passeios em que a gente oferece o rapel monitorado por nossa equipe e temos também cursos em que a pessoa vai aprender exatamente o que está fazendo.

Mariana: Esperamos que vocês tenham gostado do passeio. Quem quiser vir visitá-lo aqui na Chapada Imperial, como é que faz?

Marcelo: O nosso telefone para contato é 345-8668. Lembramos que só mediante reserva. Você que está em casa nos ouvindo, família, empresa, escolas, estamos aqui de braços abertos para recebê-los.

Abril de 2002