Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Conheça Florianópolis, a ilha da magia. Parte 2 com Praia dos Ingleses

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Eduardo Chauvet: Localizada no norte da ilha, a Praia dos Ingleses é a que tem a maior população residente de todas de Florianópolis. Com ótima infraestrutura, hotéis, pousadas e gastronomia, é uma linda praia com mar aberto, águas azuis e poucas ondas.

Fábio: Aqui ao fundo a Praia dos Ingleses. Famosa, ocupada pelo homem branco desde o século XVIII. Mas aqui, bem aqui pertinho, temos um museu a céu aberto, o sítio arqueológico.

São oficinas líticas aproximadamente há 5 mil anos já que comprova que tem comunidades ativas aqui na Praia dos Ingleses, no canto sul da Praia dos Ingleses.

Eduardo: Os habitantes da região de Florianópolis na época da chegada dos exploradores europeus eram os índios carijós de origem tupi-guarani. Porém, outras populações mais antigas habitaram a ilha em tempos mais remotos. Existem vestígios do chamado ‘homem de sambaqui’. Em sítios arqueológicos cujos registros mais antigos são de 4800 AC. A ilha de Santa Catarina possui numerosas inscrições rupestres e algumas oficinas líticas.

Presença humana aqui de muitos séculos e a gente agora está com o Fábio para falar sobre os passeios náuticos, a marina do Costão, onde a gente tem diversas possibilidades pros turistas aqui na ilha, é isso?

Fábio: Isso. Tem 3 formas de roteiro bem diversificados. Quem quiser tem passeio para conhecer a Praia dos Ingleses em si; uma segunda opção é um pouco mais longe, até a baia de Canasvieiras; e uma terceira opção, de um dia inteiro para o pessoal que já gosta mais de mar, de navegação, de ficar o dia inteiro navegando.

Eduardo: A diversão fica por conta dos passeios náuticos e do surf de areia, o sandboard, um divertido esporte praticado nas dunas existentes no local. A ilha de Florianópolis tem muitas praias, permite muito passeio e isso também sem falar nas outras ilhas que tem aqui pertinho.

Fábio: Exato. Um dos focos principais é conhecer o nosso arquipélago de ilhas que fica em volta da ilha de Florianópolis, né? Ilhas bem próximas da costa, navegação segura, bater bastante foto, fazer um mergulho livre, ver uma tartaruga. É um negócio bem bacana pra quem nunca conheceu, uma opção segura e bem fácil de se fazer. Cada vez que a gente vai diversificando e oferecendo ao nosso turista que vem, o afeto dele com a ilha cada vez fica maior. Sempre tem um canto novo a se explorar, né? Com certeza.

Eduardo: Entre a Praia do Santinho e a Praia dos Ingleses nós temos uma área de dunas bem preservada.

Fábio: Exato. É o Parque Municipal de Dunas, uma área de preservação permanente. A gente está sempre se preocupando em fazer a limpeza do local.

Eduardo: A Praia dos Ingleses foi fundada em 1831 e tem esse nome devido a um navio inglês que encalhou ali. Existem duas histórias. Uma conta que ele desencalhou e seguiu rumo deixando alguns tripulantes na ilha. A outra diz que ele naufragou. Mesmo sendo uma das praias preferidas pelos turistas, ‘Ingleses’ mantém a tradição dos colonizadores assorianos. No verão, é o segundo balneário em concentração de turistas argentinos perdendo apenas para Canasvieiras.

Outubro de 2010