Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Detrito Federal, banda punk da década de 80 em Brasília

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“A gente sempre procurava banda punk e não achava. As bandas punks que tinham em Brasília na época, que a gente considerava, era Legião, Plebe Rude e Capital. O Detrito Federal na década de 80 foi uma banda que passava uma mensagem muito interessante que era a insatisfação de uma juventude que não tinha o que fazer, mesmo assim tinha criatividade, apesar das poucas condições de poder aquisitivo. A cidade em si não oferecendo nenhum entretenimento. Então o Detrito Federal acho que foi um divisor de águas daquela juventude.

O Detrito Federal dos anos 80 foi isso. A temática também que era um rock básico, um rock direto. As letras eram extremamente provocativas, que despertavam uma crítica social, um engajamento político, que era um contexto da época, porque o Brasil estava se redemocratizando, entre aspas. Dentro da analogia histórica você não vai achar diferença nenhuma. Os anos 80, o século 21 agora com 2001 depois de cristo é a mesma coisa. As músicas ficaram imortalizadas porque a insatisfação popular ainda é a mesma. A crise econômica que o Brasil está atravessando.

Apesar dos clássicos antigos, a gente está dando prioridade para esse repertório novo, esse novo contexto, que resgata a essência original e a gente gravou um CD demo chamado Detrito Federal. A gente está encontrando muita dificuldade de espaço. Aqui em Brasília está muito difícil de tocar. Realmente é uma tragédia, uma coisa lastimável fazer parte do MSP, o movimento dos sem palco. Porque hoje em dia você não tem mais casa noturna, você não tem patrocínio, você não tem apoio.

A gente sabe que é difícil, que punk rock não dá dinheiro, não adianta ninguém fazer punk pensando que vai ganhar grana, porque não vai. Então a gente só quer respeito.”

Agosto de 2001