Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Dom Quixote Ilustrado, obra de Miguel de Cervantes em exposição no Brasil

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Aqui no Conjunto Cultural da Caixa o público vai encontrar as gravuras que ilustraram a obra de Miguel de Cervantes, Dom Quixote. Uma obra tão rigorosa e primorosa quanto é a literatura de Miguel de Cervantes. São gravadores espanhóis que se utilizaram da gravura para transpor a ideia do autor para o público na época ter uma ideia de como era o cenário, de como se procedeu a história de Dom Quixote.

É interessante observar o preciosismo que esses gravadores tiveram em retratar a obra do Miguel de Cervantes. Tinha um rigor técnico, artístico grande, e hoje isso foi meio que deixado de lado em razão das facilidades tecnológicas as quais expusemos. Então temos edições baratas hoje e, às vezes, também medíocres.

A partir de um certo momento na história da literatura espanhola houve a necessidade da criação de um centro de calcografia, que era o local onde especialistas em reprodução, em imagens, gravuras, podiam tratar a obra dos desenhistas. Eles faziam seus desenhos, esses desenhos eram passados para esses artistas reprodutores dessas imagens e elas eram feitas em série e compunham as obras literárias na época, o que dava um dinamismo muito grande ao mercado editorial literário na Espanha.

O público vai encontrar aqui não só a possibilidade de um reencontro com o personagem Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcinéia, como também com esses geniais artistas que elaboraram tão bem uma obra que hoje ainda é motivo de discussão e apreciada tanto quanto é o trabalho de Miguel de Cervantes.”

Outubro de 2004