Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Dorival Caymmi e sua história de vida por Isabela Paz

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Como foi que surgiu essa ideia de cantar Caymmi?

Houve a realização do Festival de Cinema e me chamaram um dia antes para cantar no festival. Eu fiquei “meu Deus, o que eu vou cantar nesse festival?” Então eu perguntei quais os filmes da noite. A moça me disse que seria “um certo Dorival Caymmi”. Então eu pensei “vou fazer uma homenagem ao Caymmi”. Sempre admirei Caymmi, tenho todos os discos. Eu sempre ouvi muito e também tenho uma grande paixão pela Bahia.

O que você acha que tem de mais rico na música de Dorival Caymmi?

Várias coisas. Você tem as melodias, as letras que retratam um modo de ser brasileiro, um modo de ser baiano. Se você pegar os livros de Jorge Amado e lê-los sem ir a Bahia, você pode imaginar e entrar naquele universo todo que é a Bahia. E eu acho que com Dorival Caymmi acontece a mesma coisa. Ele retrata a vida do pescador. Ele retrata o requebrado da baiana, a cultura baiana, a comida baiana. E fala do ser humano, das tristezas das alegrias.”

Março de 2000