Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Entre duas modernidades, do Neoclássico ao Pós-impressionismo

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Em ‘Entre duas Modernidades’, o público vai encontrar 130 obras entre pinturas, gravuras, esculturas e desenhos da nossa fundação das artes plásticas no Brasil. É a visualidade brasileira dentre as escolas mais diversas que nós pudemos estudar através dos séculos.

Obras entre o período neoclassicista e o pós-impressionista. Aquilo que antecede a nossa modernidade. Então você vai ter obras de artistas que são pilares importantes da visualidade brasileira, da pintura, da escultura, dos desenhos, da gravura e que poucos tiveram a oportunidade de conhecer.

É um acervo da Escola Nacional de Belas Artes. Oportunidade indispensável para aqueles que não tem uma visão desse conjunto de obras disponíveis nos museus e nas galerias de encontrar tudo muito bem exposto aqui no CCBB.

Nós conhecemos profundamente tudo que se foi feito de arte a partir da Semana de Arte Moderna de 1922. E aqui antecede. Você vai encontrar os artistas que antecederam esse movimento, mas que criaram as fundações necessárias para aquilo que se faz hoje de moderno e pós-moderno no Brasil.

O que se trata da nossa legítima arte contemporânea. A importância de uma exposição dessa em Brasília é o resgate da nossa própria cultura, da nossa própria arte com obras importantes e que pouco circularam no país onde foram criadas.

É mais fácil hoje em dia você achar uma exposição de Picasso, de Miró ou de um outro grande artista, do que dos nossos pintores conhecidos e reconhecidos e importantes para a nossa visualidade plástica, da nossa visualidade cultural.”

Outubro de 2004