Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Escalada livre no ‘Belchior’, superando os limites da gravidade a 120 km de Brasília

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Mariana Brasil: Nossa escalada começa agora. A gente tá no ‘Belchior’, um paraíso que foi descoberto há mais ou menos 4 anos atrás.

Hoje a gente fala sobre um esporte que começou no século XIX. No início o pessoal que praticava tinha vários objetivos. Científicos, estratégia de guerra, conhecer as curiosidades de lugares bem altos.

Rodrigo Branco, instrutor de escalada: Além de estar em contato com a natureza, que é um prazer dos maiores, a gente tem o desafio, que eu acho que é o que chama mais atenção das pessoas: superar os limites da gravidade.

Tem alguns tipos de escalada. A gente tem a escalada em artificial e livre. O que predomina hoje em Brasília é a escalada em livre. A busca da dificuldade. A escalada esportiva, que é a principal característica das rochas que a gente tem por aqui. Pode ser um lugar pequeno mas de extrema dificuldade.

A escalada é um esporte de risco e um esporte complexo. Então a pessoa que está querendo começar tem que procurar uma academia especializada ou pessoas que já estão a um tempo na prática pra que ele não tenha problema no decorrer dessa experiência que ela vai começar, nova.

Dezembro de 2002