Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Escola Teatro Bolshoi de Moscou com crianças carentes no Brasil

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Mariana Brasil: Desde 1776 a Escola de Teatro Bolshoi em Moscou já desenvolvia projetos com crianças carentes e, pelo jeito, esse projeto já é desenvolvido aqui no Brasil.

Henrique Beling, Escola Bolshoi: Além de ser um projeto cultural, a nossa grande preocupação – e do Bolshoi desde que nasceu Bolshoi era no orfanato, poucas pessoas sabem – é essa preocupação como cidadão. Como ser humano. Não somente como bailarino, como artista, porque é uma escola profissionalizante, todo mundo sabe do nome, da fama do Bolshoi e que hoje está aqui em Brasília apresentando uma mostra com dois atores e com 45 bailarinos de um total que são 276 bailarinos hoje que atuam na escola

Mariana: Como é que vocês sentem a repercussão entre as crianças? Como é que elas recebem isso?

Henrique: As crianças tem muita alegria. Com muita animação, com muito entusiasmo. Elas curtem muito a escola, gostam demais da escola porque é uma escola fascinante. Não é somente na dança clássica, mas dança a caráter, dança popular histórica, ginástica, aprendem inglês, aprendem a tocar piano. Então é um todo que as crianças adoram. É o segundo espetáculo da turnê que estamos percorrendo o Brasil. Fomos a Florianópolis, a Curitiba, ao Rio de Janeiro, a Belo Horizonte. Tudo isso é uma grande e vasta experiência para uma criança de 12 anos, 13 anos de idade. 80% é são da rede municipal, que é o curso de formação para crianças. Mas existem vagas para quem deseja se aperfeiçoar, ter experiência com os professores russos. A gente tem alunos do Uruguai, da Argentina, de Brasília, de Belém, de São Paulo, do Rio que já tem uma formação em dança clássica e vão se aperfeiçoar junto com os professores russos.

Mariana: E como nos outros trabalhos

Março de 2002