Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Exposição “Brasília: Ruína e utopia” de Elyeser Szturm

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Mariana Brasil: Artistas nacionais e internacionais que participam da 25ª Bienal em São Paulo trouxeram aqui para Brasília um pouco do que está acontecendo por lá. Junto com eles, o artista Elyezer, goiano, radicado aqui na cidade, participa da exposição “Brasília: Ruína e Utopia” aqui no CCBB.

Elyeser Gzturm, artista plástico: Eu fiz esse barraco aqui. Se chama ‘Ermos Urbanos’ e a ideia foi mostrar um pouco uma Brasília que não aparece em cartão postal. Eu filmei a Samambaia, a Ceilândia, filmei uns ângulos do Congresso Nacional que não são usuais, as pessoas não costumam ver, as vezes até com lixão, entulho na frente. E a ideia foi justamente dar um outro ponto de vista de Brasília.

É uma responsabilidade imensa, inclusive porque Brasília hoje com certeza é um dos centros importantes de produção de arte contemporânea no Brasil. Uma das coisas que me emocionou foi que passou um dos vigias aqui, uma pessoa bem do povo, e ele olhou e falou “legal, você trouxe o barraco pra dentro do palácio” e eu acho que é uma síntese do meu trabalho. Eu trouxe o barraco pra debaixo do palácio.

A coisa que mais me agradou foram as fotos do alemão Michael Wesely. Ele inventou um sistema fotográfico diferente onde a fotografia dura meses. Então ele tirou a foto da construção de uma área nova que está sendo feita em Berlim durante não sei quantos meses. Então, você vê todo o processo de construção. Eu achei isso super interessante porque normalmente a fotografia paralisa um instante. E essa é uma fotografia que pega uma sequência de meses de movimento, de alteração da paisagem. Eu achei isso super bonito.

Brasília Ruína e Utopia até 9 de junho d4 terça a domingo das 13h às 19h. Centro Cultural Banco do Brasil. Info: 310-7087

Abril de 2002