Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Exposição conta a história do Flamengo

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Edmundo Santos Silva, Presidente do Flamengo: Esse é um projeto do Flamengo, um projeto itinerante. Nós escolhemos Brasília porque Brasília é a capital da República. É uma oportunidade. Muitos dos torcedores não conhecem a nossa história, nunca tiveram a oportunidade de ver um troféu.

Carla Osório, Coordenadora da Exposição: Resolvemos fazer uma exposição desde que, paralelamente a gente tivesse eventos de arte contemporânea, que é o foco do Espaço Cultural Contemporâneo. E daí surgiu o nome ‘Jogo em 3 Tempos’. O primeiro tempo, mais importante no teatro, é o Flamengo. O segundo tempo é uma mostra do artista Nazareno, um jovem artista de Brasília. O terceiro tempo é uma coletiva, chama ‘Imagem em Jogo’. São vários artistas brasileiros, consagrados alguns, outros mais contemporâneos, que fizeram obras inspiradas no jogo ou no esporte.

Paulo Vítor, ex-goleiro da seleção brasileira: Aquele que gosta do futebol e que gosta das artes plásticas teve um prazer enorme de estar junto aqui vendo ao mesmo tempo duas histórias diferentes.

Carla: A exposição vai até o dia 15 de setembro e nós temos um programa educacional. Nós estamos abertos à inscrição de escolas. As turmas podem se inscrever, fazem a visita com monitores especialmente treinados para explicar desde a exposição do Flamengo até as 2 exposições de arte contemporânea.

Hugo Rodas, cenógrafo da exposição: Nós temos uma torcida enorme do Flamengo aqui. E relacionar isso com art,e acho genial.

Júlio César, goleiro do Flamengo: Eu acho que é só uma prova do quanto o Flamengo é querido nacionalmente. A torcida do Flamengo é uma torcida maravilhosa

Carla: A gente não pretende que ela seja uma exposição de arte. Ela é uma exposição sobre um acervo de um time de futebol que representa uma das coisas mais importantes da cultura brasileira, que é o futebol.

Agosto de 2001