Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Feira do Livro de Brasília com Ziraldo e o estímulo à leitura

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Mariana Brasil: Chegamos à XXI Feira do Livro onde mais de 100 estandes estão expondo o que há de novidade no mundo da literatura. A feira, que acontece aqui no Pátio Brasil, vai ficar aberta para o público até o dia 1º de setembro. O que você está esperando? Vem pra cá também.

Ziraldo, é o seguinte: uma feira de leitura como essa, você acha que esse é mais um ingrediente pra se estimular a literatura, se estimular a leitura infantil?

Ziraldo: Claro, porque o entusiasmo que as crianças estão aqui… Isso de certa forma sacraliza o livro. Ela não viria se não soubesse da importância do livro. Então tudo que a gente puder fazer pra celebrar o livro, pra estimular o amor da criança pelo livro vale a pena.

Esse país tem possibilidades incríveis mas enquanto o povo não for bem informado, a gente vai sofrer muito. Uma maneira de informar o povo é educação. E uma maneira de uma boa educação é a leitura. A base de tudo é a palavra. A base de tudo é a leitura. Então vamos encher a casa da gente de livros, vamos ler os livros com os filhos da gente. Pai tem que ler, mãe tem que ler. Porque se mãe e pai ler livro com o filho, nunca vão me perguntar “o que eu faço pro meu filho gostar de ler?”.

Se a casa tiver livro, se o pai ler com a criança – não precisa nem ler pra ele – todo mundo vai gostar de ler. E aí eu fico feliz. Até dia 1º é muito tempo. Tragam seus filhos pra cá. Vocês querem fazer um bem a suas crianças? Venham pra Feira com elas, façam com que elas convivam com o livro. Você não pode imaginar o bem que você vai fazer para o futuro das suas crianças.

Agosto de 2002