Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Festival Fotoarte de Brasília, a fotografia enquanto arte contemporânea

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Karla Osório, idealizadora: O Fotoarte está na 4ª edição. A gente faz o festival desde 2002 e ele vem crescendo a cada ano. O ano passado foi reconhecido como o melhor festival do Brasil. Esse ano ele tem mais ou menos a mesma dimensão do ano passado. São mais de 70 exposições em quase 50 lugares e nós temos artistas brasileiros e estrangeiros. Esse ano aumentou a participação dos estrangeiros.

Tenho excelentes fotógrafos em Brasília, tem um bom mercado de fotografia. Realmente não existia nenhum evento de magnitude internacional no Brasil. O Fotoarte foi criado para isso e, felizmente, embora esteja na sua quarta edição, já é uma referência internacional.

O foco principal nosso é a foto. Fotografia enquanto arte contemporânea. Nós temos muitas exposições de fotojornalismo, foto histórica, foto documental. Até porque a gente entende que isso é importante, você tem que prestigiar esses profissionais. Variamos também desde artistas tipo Silvana Leal até um fotógrafo como Ricardo, que é de Brasília e começou nos jornais, no Correio Braziliense, e hoje está aí fazendo foto autoral magnificamente.

Fotoarte tem, além das exposições, um objetivo muito importante de formação de público, então nós temos atividades voltadas para o público amador, pro público geral, e pro público específico. No ano passado foram 500 mil visitantes. Eu acho que a receptividade é sempre uma boa surpresa, no caso do Fotoarte.

Estão todos convidados, verifiquem o site e compareçam. Acho que vale a pena conhecer esse mundo rico e fantástico da fotografia.

Outubro de 2005