Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Frevo e dança que vêm do maxixe, da polca e da capoeira

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Uirá Mangueira, instrutor de frevo: Comecei a dançar frevo quando eu tinha uns 8 anos de idade. Desde então eu tenho levado essa brincadeira de dançar. O frevo é uma dança que surgiu em Recife por volta de 1900 entre duas bandas que eram rivais, duas bandas militares. Elas arrastavam uma multidão atrás delas, dançando. Quando elas se encontravam, elas iam acelerando os ritmos. E as pessoas iam disfarçando os golpes da capoeira dentro de uma dança, porque até então nessa época a capoeira era proibida no Brasil.

E nisso foi surgindo o passo que é o nome da dança do frevo. Tanto a música como a dança foram surgindo juntas. Tem fortes influências na música do dobrado, do maxixe, da polca. E, na dança, principalmente a capoeira. É uma dança que surgiu dentro do nosso país, faz parte da nossa identidade cultural. E Brasília ainda é uma cidade muito nova. A identidade cultural está sendo formada.

Hoje já tem pessoas que tocam maracatu, já estão conhecendo mais o coco, e nisso está vindo o frevo, junto com as outras modalidades de música e dança. As pessoas estão começando a voltar tanto para cultura como para uma forma de dança diferente. Porque o frevo, além de dança, é uma ginástica. Substitui uma malhação porque você trabalha todos os músculos do seu corpo. É uma forma bem interessante de dançar e fazer uma atividade física.”

Novembro de 2004