Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Fundo de Quintal, do futebol ao samba de raiz, tradicional

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Nós nos reuníamos para jogar um futebol no Cacique de Ramos, onde começou tudo isso. Cacique de Ramos é um bloco carnavalesco do Rio de Janeiro fundado pelo Bira, o meu irmão, por mim, e outros componentes do grupo. Nós brincávamos ali, jogávamos uma peladinha muito gostosa. E depois sempre rolava uma comidinha, uma cerveja. Aí já aparecia um instrumento, um cavaco, um banjo. E aí foi começando essa brincadeira sem maiores intenções. E as pessoas foram chegando para curtir aquele pagode que rolava depois da brincadeira.

Então esse negócio de quarta-feira que começou com um grupo pequeno de pessoas foi aumentando, aumentando e passou a ser tradicional e, mais na frente, passou a ser o reduto onde as pessoas do meio do samba podiam mostrar o seu samba novo.

Desse crescimento, surgiu o primeiro convite através da Beth Carvalho que era frequentadora assídua. Nos convidou para fazer parte do disco dela em 78, o disco Pé no Chão.

Em 80 nós estávamos fazendo o nosso primeiro disco. Foi a nossa primeira investida em um trabalho nosso. E daí para a frente as coisas foram acontecendo e hoje está aí o grupo Fundo de Quintal.

O nome Fundo de Quintal foi em decorrência de estarmos sempre em todos os lugares, nas festas, sempre no fundo de quintal, que era o espaço que mais podia congregar as pessoas, onde as pessoas podiam se sentir mais à vontade. Então um grande amigo nosso, muito observador, vendo que isso estava acontecendo, deu essa sugestão.”

Outubro de 2005