Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Galeno e suas obras internacionais a partir de suas próprias origens

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Meu nome é Francisco Galeno, sou artista plástico e moro em Brasília há 35 anos. Eu nasci em uma ilha do Delta do Parnaíba, no Piauí. Para mim tem sido fundamental ter vindo para cá porque foi onde eu descobri meu lado artístico e também sem esquecer as minhas origens. Hoje elas são muito importantes para o que eu faço, tanto em termos de pintura, como escultura e os objetos que eu venho fazendo há algum tempo. Houve um tempo de busca, de você querer se encontrar.

Eu comecei fazendo paisagens, figuras, e foi quando eu comecei a olhar para dentro de mim, a minha infância, e descobri que era uma coisa muito rica, mas sempre com uma referência ao local onde eu estou. No meio, ali onde você está morando, onde você vive. Então, eu sempre procurei mostrar Brazlândia, Brasília, as cidades satélites. Meu trabalho tem um trânsito legal no meio do corpo diplomático porque eles vêem uma coisa bem brasileira e eles gostam.

Veio esse convite para que eu pudesse fazer essa exposição. É uma oportunidade que não é todo mundo que consegue, que tem essa felicidade de poder ser convidado para mostrar o seu trabalho fora do lugar onde você está. E quando isso acontece de ser Paris, que é um centro cultural, um mundo artístico totalmente diferente. E também já pintou outros convites para ser em Londres e também Berlim.

O meu prazer é ser brasileiro. Eu acho ótimo, interessante, e posso dizer que tive sorte de nascer no Brasil. Então para mim é legal poder falar da arte brasileira e falar da cultura brasileira.”

Maio de 2002