Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Gilberto Gil, a origem da música brasileira e a riqueza da arquitetura de Brasília

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“A origem da música brasileira: o balanço que a música brasileira consegue fazer num grau muito bem posto, num grau muito equilibrado… vem da riqueza rítmica que é obvia, essencial, herança dos negros que aliás não esta só aqui está também no Caribe, está na música Norte Americana… com uma coisa harmônica muito profunda. Eu diria mesmo arrojada, audaciosa.

Brasília: essa cidade é imaginada por um urbanista e um arquiteto, o Lúcio Costa e o Oscar Niemayer. Composta também especialmente com esse aspecto de escultura, quer dizer, é uma cidade escultura. Talvez seja nesse sentido a cidade mais bonita do mundo.

A maioria da população veio das cidades menores do Brasil, das capitais menores do Brasil especialmente do Nordeste, isso dá um sabor especial ao lado humano de Brasília.

O Brasil tem essa coisa, tem exuberância mesmo, tem riqueza, o fato de ser um país grande com várias regiões culturais, diferenciadas no caso da música nordestina, no caso da música do centro-oeste, no caso da música do sul do país. Uma música de fronteira já com países de língua espanhola, países com uma cultura mais portenha… isso tudo dá ao Brasil, no ponto de vista estrutural, uma condição muito boa, mas, além disso, tem a coisa do espírito mesmo da coisa do talento. A coisa não mensurável, essa coisa que não tem medida, que é espontânea, que é uma capacidade. Talento mesmo. Brasileiro rompe fronteiras e se diferencia da maior parte dos países do mundo.

Aqui nós temos uma nação dotada, bem dotada pro negócio da música.”

Julho de 2001