Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Glauber Rocha, o filme. Labirinto do Brasil. Um mito do cinema nacional

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Silvio Tendler, diretor do filme: O Glauber Rocha é um dos maiores artistas do mundo do século XX. Brasileiro de nascimento, cidadão do mundo, revolucionou a arte, a cultura e a política. Não só ele revolucionou a linguagem como ele continua revolucionando e servindo de exemplo. Se você pegar, por exemplo, nos anos 60 cineastas alemães como Wim Wenders, como Herzog… eles vão fazer uma referência direta a Glauber Rocha.

Delírios, mas delírios com muita razão… era tudo assim sem claquete, Glauber era um homem sem claquete.

Então a intenção de “Glauber, o filme. Labirinto do Brasil” é poder mostrar para as pessoas esse revolucionário na arte, cavalheiro das utopias no sentido de que a gente não pode esquecer.

Eu quando faço um filme documentário, na verdade eu faço mais pra aprender do que pra ensinar. É verdade. Eu aprendi muito com o filme Glauber, muito sobre o personagem Glauber e muito sobre a época. Eu acho e espero ter colocado tudo isso no filme para as pessoas que forem ver, entenderem o sentido dessa brasilidade do Glauber desse amor à arte, dessa transgressão permanente e que gera o novo permanentemente.

A gente tem que continuar viajando na viagem do sonho da utopia que Glauber representou.”

Abril de 2004