Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Gráfica Utópica, arte gráfica russa. Da arte folclórica à propaganda estatal

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Danielle Noronha, Monitora da Exposição: Essa exposição é Gráfica Utópica, arte gráfica russa. Ela está aqui no CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil de 1 da tarde às 19 horas. Período de visitação até 25 de novembro.

Ana Rita Grilo, Monitora da Exposição: Tem uma ordem cronológica. Ela começa no período do Czar e mostra alguns acontecimentos na época da 1ª Guerra Mundial e mostra as influências da arte folclórica. Aqui, são mais detalhados e nesses outros aqui são mais simplificados.

Danielle: Com a Guerra Civil, na verdade, o que acontece é uma disputa pelo poder entre os vermelhos e os brancos. E aqui as pessoas estão buscando inovar também. Tem essa coisa do experimentalismo, dessa coisa de geometria.

Ana: Essa época foram feita algumas concessões capitalistas. Faziam essas propagandas de embalagens, até de produtos que eram colocados em paredes mesmo, né? A gente tem até alguns originais aqui da época, feito à mão mesmo.

Danielle: São para os produtos, mas às vezes os produtos eram estatais, então são as duas coisas.

Ana: Nesses cartazes você vai perceber que existe uma linguagem própria. O uso da tipografia passa a ser um elemento visual. A exposição funciona de terça a domingo no horário quee vai de 1 até as 7 da noite. Tem visitação monitorada, se quiserem marcar um grupo…

Danielle: Se escolas quiserem marcar o telefone é 310 7480.

Ana: Então venha pra cá que vale a pena, tem muita coisa legal.

Novembro de 2001