Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Gravura Brasileira do século XX. Um retrato do Brasil

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Essa é uma exposição que reúne a produção de digamos dos 40 ou 50 mais importantes gravuristas brasileiros do século XX. As pessoas conhecem esses artistas ou pelo menos a maioria deles. Conhecem as obras deles mas o fato de estarem reunidos num só ambiente, tantos artistas importantes, te faculta estabelecer certas comparações certas distinções, quer dizer te dá um panorama mais contextualizado.

A importância é ver essa contextualização, como é que um dialoga com o outro, no sentido de que ao ver a obra de um de repente ela ilumina a do outro. Então fulano e beltrano beberam na mesma água, ou beltrano teve influência de ciclano, entende? Então essa contextualização, esse diálogo que estabelece, enriquece a obra de cada um.

A obra de arte eu acho que ela nunca é um retrato literal das coisas. Alguns artistas tendem a querer fazer retratos mais literais, mais próximos. Certos artistas, digamos, com preocupações sociais. Então eu acho que é um retrato do Brasil não no sentido de mostrar só ou a realidade física do Brasil principalmente, mas de mostrar como é que os artistas brasileiros respondem através das obras de arte aos estímulos representados pelo mundo, pela política brasileira, pela política internacional pelos movimentos artísticos que acontecem lá.

Uma coisa importante, evidentemente, que obra de arte não é um negócio em si que está lá sozinho na parede. Ela é uma coisa viva.”

Junho de 2001