Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Heitor Villa-Lobos, as bachianas brasileiras. Um compositor universal

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Ele conseguiu casar a música do Brasil com a música clássica, a grande música clássica. A imagem do Brasil muitas vezes é sempre ligada a sei lá, samba, café, essas coisas. O Villa-Lobos é a imagem daquilo que é de melhor no Brasil.

O pensamento brasileiro, do intelectual brasileiro. Hoje o Villa-Lobos é tocado nas grandes salas do mundo sem concessões para fazer par com grandes compositores universais que nós conhecemos.

A gente está tocando as bachianas brasileiras.. muito significativo porque Bach foi um grande compositor universal, foi modelo pro Beethoven, modelo pro Mozart foi modelo para todos os grandes compositores da história universal. Bachianas brasileiras quer dizer, ele usou temas musicais brasileiros junto com a técnica da música universal homenageando o Bach e a música clássica.

Os nossos consertos são gratuitos, a gente rompe barreiras falando para as pessoas: olha aí, vem assistir que vocês vão gostar. E isso daí se torna uma coisa muito legal dentro da nossa cidade. A gente precisa deixar que todas as flores floresçam e o Villa é uma linda flor Brasileira.”

Novembro de 2003