Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Jean Paul Sartre em rica exposição pelo Brasil

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Jean Paul Sartre foi um dos grandes agitadores intelectuais do século XX conseguindo mobilizar multidões em torno das causas que defendia.

“Aos oito anos, decidi escrever. Eu não queria ser intelectual pois não sabia o que era isso. Eu queria ser escritor”.

Nós estamos comemorando 100 anos de nascimento do Sartre. Ele nasceu no dia 21 de junho de 1905. Foi o grande homem do século XX e um homem que vai ficar para a história porque não só foi um grande escritor e filósofo como um cidadão do mundo que sempre defendeu a liberdade em qualquer canto desse planeta. É também uma das pessoas ligadas ao movimento filosófico chamado ‘Existencialismo’ que tinha como um de seus pressupostos que nós somos as pessoas que decidimos as nossas ações no mundo. Por isso nós temos que arcar com cada movimento e cada ação que a gente faz. O homem está sempre em um projeto para o futuro. Está sempre se construindo. E eu acho que o legado do Sartre, um dos mais importantes, é essa coragem de sempre mudar de acordo com novos apelos, novos contextos da humanidade.

Eu acho que é impossível a gente não conseguir conquistar por algum caminho a atenção de uma pessoa que talvez nunca tenha ouvido falar no Sartre e que talvez seja uma pequena porta que a gente esteja podendo abrir… para trazer mais pessoas para o conhecimento de maneira agradável sem ser banal.
A liberdade tem razão ou não tem? Vamos discutir isso aqui.”

Setembro de 2005