Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Lupicínio Rodrigues, um dos maiores gênios da música brasileira

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“É um dos grandes expoentes do samba do sul, e foi gravado por muita gente, muita gente bacana. E é um compositor que costuma abordar nas suas músicas a dor de cotovelo e cada hora ele aborda de uma maneira diferente muito original.

Ele dizia assim que ele “não era músico, compositor, letrista nada. Ele era boêmio”. Essa era a profissão de Lupicínio.

O Lupicínio não sabia muito de harmonia e ele constrói umas melodias assim.

Ele não tocava um instrumento, não ele compunha tudo no assovio na caixa de fósforo.

A música brasileira é muito rica e a gente está perdendo uma boa parte dela quando a gente não procura saber o que aconteceu antes e como é que veio chegar até a cultura atual da música brasileira. E o Lupicínio é um desses gênios da nossa música.

O maior prazer de conhecer a música brasileira e cada compositor que você estuda um pouco… procura saber sobre ele, você descobre que tem muita coisa pra saber desses compositores e descobre que tem parceiros que também tem uma obra muito bacana.

Como se fosse assim, pra poder chegar no futuro a gente resgata o passado pra estar no presente e ter aquela beleza amanhã.”

Setembro de 2003