Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Maurício de Souza e os personagens famosos das obras mais importantes da pintura mundial

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Essa exposição é da hora turminha. Nós vamos atrair não só crianças como adultos, famílias. Eu tinha visto no museu do Louvre a criançada desenhando lá, copiando a Monalisa, numa determinada tarde lá em Paris. Eu achei aquilo tão lindo, tão bonitinho, tão emblemático que eu resolvi passar os meus últimos 12 anos pintando esses quadros pra atrair a criançada pra museu. A turma da Mônica está aqui com todo o luxo, pompa e circunstância imitando personagens famosos das obras mais importantes da pintura mundial.

É uma coisa feita com carinho com coração e com técnica, nós usamos realmente tudo o que nós sabíamos e podíamos fazer para trazermos esses quadros. Todas essas vidas, essas cores e a mensagem não só de antes, mas, de leve, molecagem.

A Mônica e toda a sua turma nasceram logicamente da minha vontade de criar personagens para histórias em quadrinhos. Fui buscar então na criançada que me cercava, a inspiração para esses personagens. Daí veio Cascão, Cebolinha que eram garotos que jogavam bola com o meu irmão mais novo lá em Mogi das Cruzes no Estado de São Paulo. Depois vieram Mônica, Magali, minhas filhas de verdade. Mônica, baixinha, gorducha, dentuça de verdade e ela é irmã da Magali, comilona era e é até hoje comilona.

Uma vez me falaram que é uma coisa tremenda, uma coisa quase que de 1 bilhão de revistas ou publicações que nós fizemos até hoje. Eu achei o número meio exagerado, mas se eu for começar a contar, contar, contar… me lembrar de todo o trabalho que eu fiz até hoje, nos últimos 43 anos, é possível que esse número esteja por aí mesmo.”

Agosto de 2003