Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O Diabo a Qu4atro, Copacabana e a geléia geral brasileira

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“O diabo a quatro” é uma expressão oriunda do teatro medieval francês. Como os autores da época não tinham muita condição de representar confusões, eles colocavam dois atores vestidos de diabos nos cantos do palco. Quando eles punham 4, é que a bagunça era total.

É um filme que conta, retratando muito detalhadamente um bairro, a geléia geral brasileira. Fala sobre Copacabana e sobre o encontro improvável de quatro personagens que não tem nada para serem amigos e que ficam muito unidos durante um breve lapso de tempo. São três sujeitos apaixonados pela mesma moça e que vivem muitas aventuras entre Copacabana e depois, em um epílogo, em Minas Gerais.

O quarteto de protagonistas é composto por uma amazonense, a Rita de Cássia, que vem para ser babá em um dos prédios da alta burguesia carioca na beira mar. E tem, no prédio em frente, um surfista de cabeça de iogurte que só fica dançando rock na janela e por quem ela se apaixona perdidamente. E, ao descobrir que esse surfista só se interessa por garotas de programa, ela ingressa por esse mundo da noite. Como ela tem um parafuso a menos, ela vai achando tudo muito lindo e glamuroso e percorrendo os caminhos dessa Broadway da marginalidade carioca, onde está o terceiro personagem, que é um cafetão rastafári. O quarto personagem é um garotinho que vem fugido de Minas achando que vai fazer fortuna no Rio de Janeiro.”

Agosto de 2005