Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O livro “Fundamentos de Sociologia” e a importância das Ciências Sociais nas escolas

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Eduardo Chauvet: Nós estamos aqui com o professor Francisco Manoel. Ele dá aula no Centro de Ensino da Asa Norte e acaba de lançar o livro “Fundamentos de Sociologia”, dá aula na rede pública de ensino do Distrito Federal. O que é, na sua visão de mundo, a importância das ciências sociais para a sociedade?

Francisco: A importância é muito grande. A sociologia tem como objeto, objetivo, o estudo, a análise, a investigação das relações humanos no ambiente social. Se trata de um trabalho em que a gente procura entender, averiguar e analisar o convívio em sociedade. A sociologia tem essa função. Agora com a obrigatoriedade de ensino não só da sociologia, mas também da filosofia para o ensino médio, o ensino de todo o país das escolas públicas e privadas, me parece que está se abrindo uma porta muito grande.

Eduardo: E você é formado em Ciências Sociais, Ciências Políticas, História e dá aula há 10 anos no Centro de Ensino da Asa Norte, há 12 na rede pública e resolveu lançar o livro.

Francisco: É, foi um desafio. Os materiais didáticos existentes no mercado deixavam a desejar. Seja por causa da sua linguagem bastante fechada, não muito propícia para a realidade concreta do aluno de ensino médio especificamente. Seja pela diferença entre o que se busca, se objetiva o estudo da sociologia no ensino médio e o que os livros didáticos muitas vezes traziam. Enfim, a gente sentiu que… “por que não fazer esse desafio?” Eu costumo dizer que a gente tratou desde o ato de escrever, que exige muito mental e fisicamente e também até o esforço físico de sair carregando caixas e caixas de livros, fazendo a distribuição em livrarias, e escolas, bancas de jornais, e olhar pra trás e dizer “poxa, valeu a pena”.

Eduardo: O livro está disponível. “Fundamentos de Sociologia” dos autores Francisco Manoel, Marcos Barbosa. De Brasília para o Brasil. Tomara que essa distribuição aconteça da melhor maneira possível. Sucesso sempre.

Francisco: Muito obrigado. Que a gente possa estar trabalhando cada vez melhor com a nossa disciplina na Secretaria de Educação e nas escolas do ensino médio de maneira geral. Muito obrigado.

Julho de 2010