Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O projeto “Cora Universo Coralina, uma viagem no tempo” com o lúdico na escola

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Eduardo Chauvet: O professor Gilnei Costa é responsável pelo desenvolvimento do projeto “Cora Universo Coralina, uma viagem no tempo”, fazendo com que as crianças abram as cabeças, o coração, a alma, a mente para poder viajar, para poder experimentar um dos principais nomes da literatura brasileira de uma maneira interativa e interdisciplinar.

Gilnei: Quando chegamos no início do ano letivo, eu lancei a ideia. A gente foi atrás da biografia, livros, contos, desenhos, pinturas, esculturas. Cada série fez um trabalho. As quintas séries trabalharam as poesias, a sexta série fez a maquete da cidade de Goiás. A sétima série fez a encenação dos contos, das crônicas e das poesias. E a oitava série fez o trabalho de pintura da obra toda de Cora Coralina.

“Eles reproduziram os ambientes de Cora Coralina. Então pra eles é muito gratificante porque eles vão aos pouquinhos descobrindo o potencial que eles têm.

Eduardo: Do que você mais gostou?

“Olha, a criatividade de muitas pessoas que acharam que não tinham capacidade de fazer o projeto e acabam tendo.”

Eduardo: É uma superação, né?

GIlnei: E a partir do momento que eles começam a tomar conhecimento desse mundo de Cora, eles começam a se interessar ainda mais, trazem pra gente informações que até a gente não sabia.

“Eles criaram poesias em homenagem a Cora Coralina”.

“Cada professor trabalhou de uma forma com as séries. Aí, a gente pôde conhecer muito mais sobre Cora Coralina”.

“Eu gosto muito de histórias, gosto muito de ler livros. Está me incentivando mais, entendeu?”

Eduardo: Quem foi Cora Coralina?

Gilnei: Talvez a maior poetisa que esse país já teve.

Eduardo: E o que de mais importante ela deixou?

Gilnei: Como legado a história de Cidade de Goiás, a paixão que a gente aprendeu a ter por Goiás e a paixão pela literatura.

“É uma iniciativa bem legal pra todo mundo da escola conhecer mais ela, que foi uma pessoa muito importante na cultura brasileira”.

Eduardo: Você está declamando poemas ali no palco?

“É, estou encenando um conto dela”

“A direção da CEF 504 junto com a coordenação e a equipe de professores tem trabalhado para trazer a parte cultural, o lúdico para dentro da escola, para não ficar só na questão do giz, da conversa em sala de aula. É importante o desenvolvimento desses projetos pra buscar no nosso aluno a questão da leitura, questão da ética, do respeito.”

Eduardo: Então fica aqui mais um exemplo de pautas positivas da educação pública do Distrito Federal. Dessa vez levando aos alunos do Centro de Ensino Fundamental daqui de Samambaia todo o universo de Cora Coralina, uma das principais escritoras do nosso querido Brasil, do nosso querido Estado de Goiás.

Novembro de 2010