Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Ópera A Carta de Elomar e as meninas pobres do nordeste em São Paulo parte 1

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Trata-se de uma ópera de um compositor que transita entre o erudito e o popular e, muito peculiarmente, sertanejo. O sertão do sertão. E não é só do sertão. O espetáculo fala sobre a luta do poder, sobre a dominação, sobre o poder financeiro, econômico. Fala do amor, da luta para melhorar a vida de cada um.

Uma história bem autenticamente brasileira, das meninas pobres do nordeste que vão em busca de um futuro melhor e vão trabalhar em São Paulo. Lá encontra desgraça porque é infelicitada pelo filho do patrão da fábrica onde ela trabalha, e depois aquela vergonha de voltar para a família. E aí o que ela pode fazer é mandar uma carta. Nessa carta vai relatado totalmente o drama dela, que é o drama de tantas moças do nordeste que vem em busca desse sonho e que poucas conseguem realizar.

Maria traduz a ingenuidade, a pureza. E essa pureza é de alguma forma abalada e perdida em um grande centro urbano.

São personagens especiais na história de sempre do Brasil.

A gente tem certeza que Brasília é um lugar especial para estrear essa obra porque aqui em Brasília o sangue nordestino está presente na construção, no seu nascimento. Eu tenho certeza que são muitas as mulheres nordestinas que estão nessa terra, que deixaram a sua vida no nordeste.”

Outubro de 2004