Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Ópera Aquiry e a história da revolução acreana

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Wagner, um compositor alemão muito famoso, de ópera, já dizia que a ópera é a arte total. Porque ela reúne a música, o teatro, as artes plásticas e mais um outro conjunto de artes técnicas, arquitetura e tudo. Mas isso não pode funcionar isoladamente. Isso tem que funcionar conjuntamente. Eu ali regendo a orquestra vejo exatamente esse conjunto acontecendo.

A revolução acreana é uma revolução nacional. Se o Acre não tivesse sido vitorioso, hoje a Amazônia não seria nossa. Naquela época, a Bolívia, que era a dona do Acre pelo antigo Tratado de Tordesilhas fez um acordo com um conglomerado internacional de capitalistas chamado Bolívia Sindicate. E esse acordo dava direito a esse conglomerado a explorar toda a borracha do Acre. Mas existia uma cláusula pequena, pouco visível, mas extremamente importante que dava a esses capitalistas estrangeiros a possibilidade de navegar militarmente por todo o Amazonas. Isso no início de 1900. Você acha que a Amazônia seria nossa hoje?

Há uns 100 anos atrás existiam brasileiros que tinham orgulho de ser brasileiros e lutaram para ser brasileiros. Eu acho que essa é uma lição importante que a gente deve deixar hoje.”

Setembro de 2005