Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Ópera Carmem com a cantora lírica Celine Imbert

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Carmem é uma ópera que fala de uma mulher muito despojada, uma mulher muito ousada. Toda ópera sempre trabalha muito com esses sentimentos que são ancestrais na humanidade. Por isso que a ópera está sempre na moda. É uma arte que não depende do tempo. Não é moda, é uma coisa que é para sempre, universal. Porque ela lida com sentimentos de todo ser humano. Quem é que não sente amor, que já não foi traído, que já não se sentiu rejeitado?

A voz cantada é um instrumento muito frágil e, por isso, para se cantar ópera, você precisa estudar porque você não canta com microfone, você canta ali no gogó. O último da fila, lá atrás, ele tem que te ouvir. E você compete com uma orquestra de 80 músicos. O cantor é como um atleta de futebol. Você nunca vai ver a seleção brasileira jogar dois dias seguidos. No mínimo ela vai ter que descansar o dia seguinte. Então se você tiver que fazer uma récita depois da outra, daí são necessários dois elencos. Porque enquanto um elenco descansa, o outro está fazendo a performance e assim vai.

O exercício começa na região grave da voz, passa para a região média, vai para a região aguda e volta novamente. Até você usar toda a sua tessitura.”

Março de 2000