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Os benefícios do pilates no alongamento, fortalecimento muscular e na boa postura

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Memórias do Brasil

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Júlia Lessinger: Normalmente as pessoas não tem a menor ideia de por que elas tem a dor lombar. Quando acontece a primeira vez, rapidamente elas procuram alívio para aquela dor. Ou tomam um analgésico ou procuram ficar um pouco de repouso. Atribuem à atividade física ou alguma coisa que fizeram de errado e assim que a dor passa simplesmente o assunto é esquecido. E não dão a devida atenção que deveriam ao problema que aconteceu. Por que eu senti dor lombar? O que eu fiz que ocasionou essa dor lombar?

Nós temos uma curva normal na nossa coluna que é uma curva lordose, que é uma curva para dentro na altura da cintura. Ela acaba por ser desmanchada quando a gente entra na posição sentado ou curvando à frente. Como a gente faz essa posição de curvar à frente várias vezes ao dia e a gente se mantém nessa posição durante muito tempo, sentado no computador, tomando café da manhã, trabalhando, assistindo tv, acaba que a gente diminui essa lordose fisiológica. As estruturas ficam pressionadas. Aí com o tempo essa curva acaba por se fixar de uma forma menos correta e dá o problema de uma degeneração. As vértebras ficam mais próximas umas das outras, os discos entre as vértebras perdem um pouco do líquido, então eles não fazem mais a função de amortecimento que eles deveriam fazer. E o problema vem daí. A gente não pode descartar que existem outras causas e que devem ser verificadas porque você pode estar com algum outro problema. Problema nos rins, que dá uma dor também lombar e pode estar tratando apenas como um problema mecânico e deixando esse problema evoluir sem dar a devida atenção.

A correta forma de se sentar, se alongar, fazer exercícios, já ajuda que você mantenha essa posição correta da sua coluna. Então se esses cuidados são esquecidos, a chance de você ter o problema fica cada vez maior. No momento em que você tem a dor pela primeira vez o ideal já é procurar saber o que realmente causou aquilo.

A prevenção pode ser feita com atividade física, com alongamentos e com exercícios posturais. O pilates é uma excelente atividade que junta essas três qualidades. O alongamento, o fortalecimento muscular e a boa colocação da postura. Dificilmente você vai continuar tendo o problema porque vai estar sendo preservada a curvatura correta da coluna, o alongamento necessário para que as estruturas fiquem daquela forma.

É importante ter prazer na atividade e sentir que ela lhe faz bem dia após dia de treino.

Cada pessoa pode contribuir para a sua cura pensando nisso o tempo todo, na forma de se posicionar, no exercício que vai escolher, na posição que vai ficar por muito tempo sem descansar. Então não tem como fugir. A responsabilidade é de cada um mesmo.

Março de 2010