Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Paracelso e seus quatro pilares: a filosofia, a astronomia, a alquimia e a honestidade do médico

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Paracelso nasceu em 1493 em uma pequena cidade suiça. Apesar de ter sido um grande médico, alquimista, físico e astrólogo, sua biografia é extremamente controversa. Enquanto alguns o consideram um médico quase moderno, outros o colocam sob uma aura mística e até mesmo mágica. Paracelso é visto hoje em dia como precursor da medicina holística, a visão de saúde como o equilíbrio energético do corpo, a importância da fé na cura e a inter-relação entre o homem e tudo que o cerca. São alguns dos conceitos elaborados por ele há cerca de 500 anos.

Paracelso formou-se em medicina na Universidade de Viena quando tinha apenas 17 anos. Mas, insatisfeito com os conhecimentos tradicionais da academia, viajou para vários lugares do mundo em busca de alquimistas que pudessem lhe ensinar algo novo. Em seu retorno a Europa, seus conhecimentos o tornaram famoso. Para ele, a arte de curar se apoiaria em quatro pilares: a filosofia, a astronomia, a alquimia e a honestidade do médico. Ele também considerava que o conhecimento do médico tinha mais a ver com a intuição do que com o conhecimento intelectual. Polêmico, enfrentou muitos conflitos com seus colegas médicos e farmacêuticos e com o próprio Conselho de Medicina.

Viajou para vários lugares em uma espécie de ‘médico cigano’. Ficou conhecido como o médico dos pobres. Paracelso faleceu em 1541 com apenas 47 anos sonhando ter fabricado o elixir da vida. A causa de sua morte não foi esclarecida, mas o que sabemos é que o seu conhecimento, à frente de seu tempo, formulou os primeiros conceitos da homeopatia, farmacologia, medicina psicossomática e bioenergética.

Agosto de 2010