Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Professor de química desenvolve cinema com alunos para o aprendizado

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Eduardo Chauvet: Aqui com a gente o professor de química Peterson. Ele dá aula no CED 01 do Guará. Ele dá uma aula de química bem diferente para os seus alunos por meio de filmes. Tem especialização em audiovisual. Conta um pouquinho sobre esse teu trabalho específico na sala de aula com os seus alunos no que diz respeito a temática química.

Peterson: Eu começo geralmente um conteúdo de química a partir de um filme de ficção. Titanic, por exemplo, tem as cenas onde os corpos estão congelados depois do naufrágio. Eu questiono pra eles porque o mar não está congelado enquanto os corpos congelaram. E daí eu puxo o conceito de crioscopia com eles. O filme do MacGyver, eu uso também. Tem uma cena que ele congela água a partir de um extintor de CO². Então, entram aí ligações intramoleculares, o princípio de funcionamento da geladeira… As aulas diretamente ligadas ao filme, realmente você vê um desempenho melhor nas provas.

Tenho mestrado em ensino pela UnB e especialização em análise e produção de vídeos didáticos. Inclusive o projeto final do meu mestrado foi a produção de um vídeo didático chamado “A História da Borracha na Amazônia e a Química Orgânica”.

Eduardo: E você começou a ganhar prêmios, você ganhou o festival do minuto organizado pela Católica, como é que foi?

Peterson: Eu inscrevi um curta, o Game Over e fui campeão. No final do ano tem o Festival Químico Interdisciplinar de Vídeos produzidos pelos próprios alunos. Geralmente são temáticos. Cada ano, tem um tema específico. Então eles tem que produzir curtas que tem que ter algum conceito químico trabalhado.

Eduardo. O professor Peterson não satisfeito com os filmes que ele produz com os seus alunos, resolveu produzir o seu próprio longa-metragem que se chama “Além dos Olhos”, uma ficção com 1h43 de duração.

Peterson: Ele conta a história de um homem que teve os pais assassinados na infância e que cuida da sua família em uma cidade onde as pessoas estão desaparecendo misteriosamente devido a conflitos religiosos. Então, para não serem as próximas vítimas eles tem que escolher entre a fé ou a própria vida. Ele teve colaboração e participação de alunos da escola pública. No moviemobs.com você pode entrar e votar no Além dos Olhos para sair no cinema da sua cidade. Ele é o mais votado de todos os tempos no site. Está em primeiríssimo lugar e estamos aguardando. Vamos ver se consegue fazer esse lançamento comercial. Paimfilmes.com tem as instruções para votar. É muito legal você ver seu filme no telão, as pessoas aplaudindo, gostando, comentando o filme depois. A satisfação é muito grande, é um prazer muito grande quando você vê essa repercussão.

Novembro de 2010