Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Projeto de valorização da escola pública como exemplo de cidadania e conscientização

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Eduardo Chauvet: Nós estamos aqui no Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte. Aqui com a gente o professor Moraes. Ele idealizou o projeto valorização da escola pública, um exemplo de cidadania e de conscientização.

Moraes: Aqui nós envolvemos os alunos em atividades de conservação e manutenção da própria escola. Modificação do espaço físico da escola, principalmente em questão ambiental. O projeto nasceu da reclamação dos próprios alunos. Salas quentes, pouca ventilação. Então, discutindo com eles, criamos esse projeto chamado ‘Valorização da Escola Pública’ para mudar justamente esse espaço dentro da sala de aula e dentro da escola como um todo. Plantamos árvores, tem mudado totalmente o clima dentro da sala de aula e eles tem sentido e valorizado a escola em função do próprio trabalho que eles executam.

Luís Felipe: A gente aprende muito, ajuda a melhorar a escola, o ensino. Plantamos a árvore ali. Hoje a gente vê a melhora da temperatura e umidade na sala.

Moraes: Nós reciclamos aqui na escola 100% da água utilizada nos bebedouros dos alunos onde eles lavam as mãos. Nós pegamos o cano que ia para o esgoto e colocamos para gotejar no pé de cada árvore plantada dentro da escola para ter uma conscientização e sensibilização dos alunos. Nós comemoramos no auditório da escola o Dia Mundial da Mãe Terra. Cada professor, dentro da sua disciplina. Principalmente informação do desmatamento, poluição das águas e o jogar do lixo no espaço em que vivemos.

Professor Carlinton Alvarenga: Eu sou professor de língua portuguesa e nessa área do conhecimento a nossa perspectiva é trabalhar principalmente com análise de textos. Com esses trabalhos nós abrimos discussões e análises na tentativa de sensibilizar nossos alunos da importância de uma preservação consciente do planeta.

Norton Ferreira Fernandes: Eu sou voluntário na Valorização da Escola Pública e também faço parte do voluntariado do Green Peace.

Carlinton: Nós trazemos pra sala de aula situações práticas do dia a dia vivenciando na sala da escola ações que podem desencadear projetos maiores na vida de cada um deles de tal forma que os alunos se sentem valorizados e percebem que as disciplinas não estão isoladas, estão integradas naquilo que é a própria vida deles.

Paloma Alves de Lima: O projeto de ‘Valorização da Escola’ está servindo para ajudar muitos alunos a se conscientizar. É uma escola muito bacana. O ensino daqui é maravilhoso. Eu aprendo muita coisa. Eu nunca tinha participado de um projeto assim. O Moraes está ensinando a gente a cuidar muito bem da natureza.

Carlinton: Nós não queremos formar apenas alunos robotizados. Nós queremos criar aqui cidadãos que vão fazer a diferença daqui a pouco tempo na sociedade.

Eduardo: O que o professor Moraes vem fazendo aqui no CETM pode ser feito em qualquer escola. São exemplos simples, são atitudes em prol de uma vida melhor, de um mundo melhor, conscientizando os alunos aqui da escola. E pelo que a gente pode perceber eles realmente se empolgam, eles estão sentindo que as melhorias são pra eles próprios.

Moraes: Exatamente. Só através da educação nós podemos mudar o mundo em que vivemos. Nós precisamos cuidar dele e levar essa mensagem para todos os lugares do mundo, onde for possível.

Maio de 2010