Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Projeto “Família participativa é tudo de bom” na escola pública de qualidade

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Eduardo Chauvet: A professora Iara Vidal dá aula para as crianças da Escola Classe da 114 Sul e tem um projeto muito interessante, muito bonito, que é o “Família Participativa É Tudo De Bom”. E por que é tudo de bom?

Iara: Como é uma turma de primeiro ano eles ainda são pequenos, vem de uma realidade onde a escola de jardim de infância acaba sendo um pouco mais acolhedora. E com a realidade da aprendizagem muitas vezes na Escola Classe isso acaba se distanciando. Quando os pais estão efetivamente ajudando seus filhos, colaborando, sendo presentes, pais carinhosos, pais comprometidos, a qualidade na educação acontece.

Eduardo: Que tipos de atividades vocês desenvolvem aqui para o crescimento das crianças?

Iara: Trabalhamos muito com a ludicidade, contação de histórias… Esse é o momento que começa realmente a alfabetização das crianças. Sempre colocando aquela coisa do prazer, do brincar. Uma das grandes primazias da educação é formar leitores para toda uma vida. Mas como formar bons leitores se a gente despreza muitas vezes o prazer? Criança por natureza tem que ser muito feliz e a gente tem que criar esse espaço para que ela possa trabalhar dramatizações, cantar, dançar, colorir, pintar, mostrar e ver que ela realmente… Gente, vocês são como estrelas, porque vocês nasceram para…

Brilhar!

Muitas vezes a gente liga a televisão e a gente fica cansado com tantas tragédias. E acontecem muitas coisas que muitas vezes a sociedade não fica sabendo. E isso é triste, tem que mudar. Professores como eu estamos trabalhando tanto. A gente acredita no que a gente faz. E muitas vezes não é divulgado, não é valorizado. Por que isso faz parte também da valorização do trabalhador. Ser reconhecido de uma forma gostosa, pela família, pela sociedade, que existem pessoas que fazem, e muito.

Eduardo: Vamos fazer um convite para o pessoal que está em casa. Todos os sábados 12h45 aqui no SBT, pautas positivas da educação pública. Todos convidados.

Iara: É verdade, todos convidados, professores, pais, alunos. Porque família tem que ser participativa. E quando ela é participativa é tudo de bom.

Junho de 2010