Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Regards sur le monde, a arte francesa de 1860 a 1914 em exposição pelo Brasil

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Essa exposição foi encomendada pelo governo francês aos chanceleres dos cinco continentes. E elas (obras) foram feitas nos anos de 1860 ao ano de 1914. Essas fotos visavam mostrar usos e costumes, história, geografia e religião dos povos. Uma chance única para a gente ver e tomar conhecimento da nossa história e dos nossos antepassados. Eles fizeram isso porque naquela época não havia a tecnologia de hoje. Não havia internet, não havia satélite, telefone. Então você tinha que ir in loco.

Como que essas fotos aconteceram? Quando os embaixadores e os cônsules iam a outros países nas suas pesquisas ou em colônias francesas, eles iam e executavam relatórios. Qual é a base de um relatório? Você quer mostrar a realidade, a verdade. E a fotografia mostra a realidade. A gente está tendo oportunidade de ver fotos originais em ótimo estado de conservação.”

Novembro de 2001.