Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Salas da Memória, instalação com artistas do DF

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Nazareno, artista plástico:
Essa é uma exposição que tem diversos artistas cujo tema é a memória.

Kátia Canton, curadora:
O visitante vai encontrar basicamente três tipos de memória separados em três salas. Separados em sentir, memórias do corpo e memórias do outro. A ideia geral de trabalhar com a memória tem a ver com esse pensamento contemporâneo de que um dos maiores bens que a humanidade vai ter num futuro próximo é a memória. Porque nós estamos vivendo num momento de um excesso de informação muito grande e de uma capacidade cada vez mais reduzida de reter essas informações, de reter a memória.

Os artistas trabalham a questão da memória cada vez mais tentando produzir sentido da própria história. Essa exposição reflete até essa diversidade tanto da memória, como que a gente lida com a memória, quanto a diversidade da arte contemporânea brasileira, que hoje se apropria de tudo quanto é possibilidade de superfície. Pequenos objetos, pinturas, instalações, escrituras na parede, vídeo, projeções.

Nazareno:
Quando a gente quer entender o que foi o mundo passado geralmente a gente recorre à história da arte. A gente olha uma pintura, a gente olha uma escultura e a partir dali estão todas as informações às vezes de 400, 500 ou de 2000 anos atrás.”

Setembro de 2002