Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Teatro de qualidade e premiado no CED 01 do Cruzeiro no DF

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

O ‘Cutucarte’ é um grupo de teatro que nasceu dentro do colégio, do CED 01 do Cruzeiro Velho. Nasceu de uma oficina de teatro. Já passaram mais de 50 alunos, tomou corpo e hoje é um grupo de teatro amador e com anseios mais distantes, com vôos mais distantes.

“Quando eu entrei nesse grupo veio aquele baque. Jamais tinha imaginado fazer parte de um grupo de teatro. Foi um prazer imenso. É um projeto ótimo. Minha mãe tem muito orgulho de mim hoje por eu ter conseguido esse grande presente de Deus que foi ter entrado na UnB e ter passado para seguir a minha carreira. Agradeço ao meu diretor, a minha mãe, a todos os meus amigos que estão aqui porque são aquelas pessoas que sempre te apoiam, são aquelas pessoas que você pode falar que são amigos de verdade.”

O grupo vem trabalhando há 4 anos, começou em 2006. Participamos de vários festivais, inclusive atualmente nós participamos do LUPA que é o festival Luz, Palco, Ação, de São José do Rio Preto, São Paulo. Ganhamos 6 prêmios. Melhor ator, iluminação, roteiro, segundo melhor espetáculo, pesquisa corporal, cenário e algumas indicações como direção, melhor atriz…

“Foi uma surpresa, fiquei muito feliz com a indicação, mais feliz ainda com o Iuri, né, que ele conseguiu. Essa felicidade, esse crescimento que a gente busca cada vez maior, hoje em dia não me vejo fazendo outra coisa além do teatro”.

“Tenho um ótimo professor, tenho um ótimo diretor que acredita muito não só em mim mas em todo mundo do grupo e isso incentiva a gente bastante. E lá em São Paulo foi muito gratificante pra gente ver que as pessoas realmente gostaram do nosso trabalho.

Participamos também ano passado do Festival de Teatro na Escola 2010, que era uma edição especial da Fundação Athos Bulcão e foi um dos espetáculos mais apreciados pela comunidade. Foi um trabalho muito bem feito chamado “O Verbo é o Lixo”, criação coletiva do grupo baseado também em pesquisa corporal. Então o ‘Cutucarte’ vem aí tentando sobreviver, tentando lutar juntamente com a escola. Foi criado para incentivar o aluno a trabalhar, a ter boas notas e melhorar a sua convivência familiar, a convivência na comunidade. Tira o aluno das drogas, tira da violência.

“Realmente a gente está encarando a arte como a nossa vida, não como uma brincadeira.”

Certo dia eu vi um dos pais dizer “Olha, meu filho está nas páginas dos jornais. E não é na página policial. Ele está na pagina de cultura”. É um orgulho.

Abril de 2011