Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Teatro na melhor idade com o teatrólogo Túlio Guimarães

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Tulio Guimarães: Para mim, que sou teatrólogo, sou professor aqui da faculdade de artes, é um desafio muito grande. Eu nunca tinha dirigido uma faixa etária específica de pessoas para trabalhar com discurso cênico para eles. Eu percebi com eles que eles têm muito que me ensinar. Porque o critério para participar desse grupo aqui é experiência de vida, o mínimo de 55 anos.

A experiência que nós temos em casa, na vida cotidiana, nós trazemos para o palco e vice versa.

Tulio Guimarães: o que eu mostro aqui é que eles têm um potencial criativo muito grande. Eles têm uma potência de vontade que os leva a não ter medo do precipício, a se expor, e a colocar questionamentos dessa realidade que eles vivem.

Nós saímos da lava roupas, da panela.

Tulio Guimarães: do preconceito que a nossa sociedade ocidental desenvolve com relação ao idoso. A autoestima que também tem que ser trabalhada porque é baixa.

Eu acho que isso aqui é uma terapia.

Tulio Guimarães: no Brasil, às vezes, a gente tem o idoso dentro de casa e não o ouve. É como se ele fosse um móvel. Às vezes até um estorvo. Muito deles, os parentes vêm dizer como eles se transformam à medida que eles vão fazendo teatro.

Sempre nós devemos procurar melhorar. Não tem idade para isso, para se aprender. E pisar no palco é um aprendizado.”

Agosto de 2002